Especialistas mostram como o conceito é importante para um negócio de foodservice
No primeiro dia da Equipotel, uma das feiras mais relevantes para o mercado nacional de restaurantes e hotéis, profissionais associados à Sociedade Internacional de Consultores de Foodservice (FCSI, na sigla em inglês) conversaram com o público participante sobre o conceito por trás de um negócio de foodservice. O painel foi realizado no último dia 11.
O que é conceito em foodservice
“O conceito é a bússola que vai guiar todas as tomadas de decisão”, explicou Emmanuel Melo, diretor do StudioIno e membro da FCSI. O designer abriu a conversa mostrando que o conceito é a ideia principal do negócio ou sua identidade central. E que essa filosofia vai permear todos os aspectos do empreendimento.
O que faz um bom conceito em foodservice
Na experiência com os clientes do StudioIno, Melo percebeu que cinco fatores, prioritariamente, influenciam na criação de um conceito interessante:
- Mercado (público-alvo, cenário econômico, oportunidades, etc)
- Finanças (capital disponível para investimento e expectativa de retorno)
- Experiência do consumidor (como o cliente se sente no estabelecimento, que conexão ele forma com o local)
- Cardápio – (como o tipo de alimento preparado e o formato do serviço)
- Tendência – (inovações que começam a ganhar mercado)
Que negócios apresentam bons conceitos
A engenheira de alimentos Renata Shimizu e membro da FCSI deu continuidade à discussão. “O negócio não pode ter um cardápio e uma atmosfera que falem linguagens diferentes. É como uma orquestra, os elementos têm que conversar entre si”.
Ela apresentou exemplos bem sucedidos de conceitos em foodservice. A rede Sweetgreen, que tem como conceito a comida saudável com preparação simples, foi um dos casos citados. Shimizu destacou ainda a experiência da hamburgueria H3, que tem a filosofia de “not so fast food”, uma comida não tão rápida, que se diferencia do fast food usual. Outro exemplo foi o conceito do Mexcla, que segue a ideia de comida de verdade. Para isso, o negócio usa ingredientes frescos e adota atendimento e atmosfera familiares e acolhedoras.
O consultor e membro da FCSI José Aurélio Lopes, finalizou o painel mostrando exemplos de elementos que ele considera essenciais para a experiência positiva do cliente em um empreendimento de foodservice.
Sobre a Equipotel
Está é a 55ª edição deste evento que há muito se estabeleceu como referência para toda a cadeia de hospitalidade e serviços alimentares na América Latina. Este ano, serão 200 expositores nacionais e internacionais distribuídos pelos 25 mil m² do espaço de exposição. Durante toda a feira, no espaço Café do Saber, profissionais associados à FCSI vão conversar com o público sobre diferentes temas. As palestras serão sempre às 16h30. O espaço fica na rua N22 do pavilhão.
Serviço:
Equipotel
Data: 11 a 14 de setembro de 2017
Horário: Segunda-feira à quinta-feira das 13h às 21h
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP
Leia mais sobre experiência do consumidor
Veja toda a programação da FCSI na Equipotel
Siga o StudioIno no Facebook e no Instagram.
Acompanhe o StudioIno no Pinterest.
Saiba mais sobre o trabalho de design do StudioIno.
Saiba mais sobre o trabalho de arquitetura do StudioIno.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!